CD CURUPIRA

Home O Trio
Monday 24th of April 2017
O Trio E-mail

 André Marques Cleber Almeida Fábio Gôuvea 
 André Marques Cleber Almeida Fábio Gôlvea 

 

O TRIO CURUPIRA

“Eu estou muito feliz de ter mais um belo grupo na nossa família. O Curupira é um grupo de muita personalidade, talento e criatividade. É o que se pode chamar de Música Universal, sem preconceito.” Hermeto Pascoal

 

O Trio Curupira é formado por jovens músicos e compositores do estado de São Paulo, que vêm exibindo para platéias do Brasil e do exterior um dos trabalhos mais criativos do gênero instrumental. Destaque no Rock In Rio - Lisboa/2004, o grupo foi ainda um dos finalistas no Prêmio Visa Instrumental naquele mesmo ano.

O Curupira nasceu, em meados de 1996, de um feliz encontro de ideais e afinidades de seus integrantes: André Marques (pianista do grupo de Hermeto Pascoal, desde 1994), Fábio Gouvêa e Cleber Almeida. Determinados a desenvolver um trabalho diferenciado, fruto de pesquisas musicais e culturais, tendo por base a genuína música do Brasil, eles percorrem todos os ritmos e eliminam qualquer fronteira entre estilos. A sonoridade é densa, a harmonia é rica e a personalidade é marcante. O nome foi escolhido por se referir ao personagem mítico do folclore brasileiro encarregado de proteger as florestas e os animais. O trio assumiu uma missão semelhante: a defesa da música e da cultura brasileira. "Começamos com uma concepção totalmente centrada na música brasileira, mas percebemos que somos contra os preconceitos musicais. Tocamos ritmos do Brasil inteiro, mas estamos abertos às influências; seja da música erudita, do jazz, da música árabe ou do flamenco. Música é música", afirma André Marques.
Outra grande característica do trio é a enorme variedade de timbres, devido a grande troca de instrumentos, tanto no show quanto nas gravações. Em suas apresentações são usadas a formação tradicional de trio (piano, baixo e bateria) e outras com flautas, cavaquinho, guitarra, percussão, escaleta, entre outros instrumentos.

Para os integrantes do Trio Curupira, a grande miscigenação cultural existente no Brasil possibilita a mistura de vários elementos de culturas tão distintas como a indígena, a africana, a européia e a árabe, entre outras. "Poucos tiveram interesse em explorar esse assunto, inserido em todos os segmentos de nossa cultura. Queremos levar ao público - através de sons conseqüentes da nossa pluralidade cultural herdada - uma música ímpar e original, que só o Brasil possui", explicam.

Com dois CDs gravados, o trio, em março de 2008, fez uma turnê por toda a Argentina, para lançar o seu terceiro trabalho também editado por lá, no selo MDR Records, trabalho lançado aqui no Brasil no início de 2009, o CD “Pés no Brasil, Cabeça no Mundo”, com grande divulgação da imprensa local e elogios da crítica.
Antes mesmo de ser lançado no Brasil, “Pés no Brasil, Cabeça no Mundo” , recebeu uma indicação para o Grammy Latino 2008.
Em 2009, foi indicado para o Prêmio de Música Brasileira (antigo Prêmio TIM).
Esse CD possui apenas músicas de outros compositores brasileiros, o que o diferencia dos dois trabalhos anteriores, quando a maioria das músicas foi composta pelo trio.

 

AS APRESENTAÇÕES DO CURUPIRA JÁ CONTARAM COM AS PARTICIPAÇÕES DE GRANDES NOMES DA MÚSICA COMO: HERMETO PASCOAL, JANE DUBOC, HAMÍLTON DE HOLANDA, ARISMAR DO ESPÍRITO SANTO, NATAN MARQUES, VINÍCIUS DORIN, ITIBERÊ ZWARG, ARRIGO BARNABÉ, GABRIEL GROSSI, IZABEL PADOVANI, MESTRE SALUSTIANO, ENTRE OUTROS.